Notícias

03/12/2014

Nova York terá parque flutuante de 130 milhões de dólares

Localizado ao largo da costa do Rio Hudson, o parque flutuante de 10 mil metros quadrados terá paisagem ondulante construída ao longo de um conjunto de colunas em forma de cogumelo.

O projeto, que incluirá um anfiteatro de 700 lugares destinado a performances de música, dança, teatro e arte pública, foi descrito como uma “ilha do tesouro”.

O novo píer foi desenvolvido pelo Heatherwick Studio e pelo paisagista Mathews Nielsen como parte dos quatro quilômetros de extensão do Hudson River Park, iniciativa que está em desenvolvimento desde 1998.

O magnata da mídia Barry Diller e sua esposa, a designer de moda Diane von Furstenberg, vão doar 113 milhões de dólares para a construção, que está inicialmente estimada em 130 milhões de dólares. Essa será a maior doação privada para um parque público na história de Nova York. O restante será financiado por um fundo do estado e da cidade.

A operação e programação cultural do parque serão geridos pelo Pier 55 Inc., uma organização sem fins lucrativos criada por Diller, Von Furstenberg e pelo produtor de cinema e teatro Scott Rudin.
A construção do píer deve começar em 2016 e a expectativa é que ele seja aberto ao público no final de 2019.

Fonte: Arcoweb