Notícias

09/01/2015

Composição geométrica marca torre de 306 metros em NY

A torre de 306 metros e 75 andares está localizada no coração de Manhattan, em Nova York. O programa inclui o Hotel Park Hyatt e, nos andares superiores, luxuosos apartamentos residenciais com vista para o Central Park.

O volume e as fachadas do edifício One57 Tower foram projetados pelo arquiteto francês vencedor do Pritzker Christian de Portzamparc. O projeto de interiores das residências é de autoria de Thomas Juul-Hansen e do hotel de Yabu Pushelberg.

O revestimento da torre é marcado por vidros de diferentes cores, que oferecem uma composição visual contrastante. As fachadas sul e norte possuem barras envidraçadas verticais que evocam uma cascata. Já o padrão de vidros das fachadas laterais lembram pixels, modificando-se de acordo com a exposição ao sol. O topo afunilado da torre cria uma silhueta marcante no horizonte da cidade.

A Extell Development Company contratou Christian de Portzamparc em 2005. Após uma série de projetos propostos para diferentes terrenos, a construção do edifício teve início em 2009, logo após o início da crise econômica mundial, e foi finalizado este ano.

O projeto teve o desafio de maximizar as restrições do terreno irregular em forma de L para criar a mais alta estrutura residencial de Nova Iork.

Fonte: Arcoweb