Notícias

19/01/2015

Projeto de restauro da Estação Ferroviária de Mairinque resgata a visibilidade do patrimônio histórico paulista

Uma obra de arte histórica, marcada por ser a primeira construção no país feita em concreto armado, a centenária Estação Ferroviária de Mairinque terá o projeto de restauração feito pelo escritório Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados. A proposta, vencedora de um concurso público lançado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, resgata a visibilidade do patrimônio histórico paulista construído em 1906 e recupera a sua efetiva participação no cenário urbano.

Além da revitalização da estrutura ferroviária existente, o estudo preliminar propõe a substituição da cobertura, revestimentos, fechamentos, instalações hidráulicas e elétricas, bem como a adequação de equipamentos de acessibilidade. Segundo os arquitetos responsáveis, a desativação da estação e a nova orientação das linhas de ferro fizeram com que o local ficasse praticamente encoberto por muros e galpões, assim como o uso eventual prejudicou a sua fruição.

Sob as relevâncias analisadas pela equipe, o projeto se baseia na relação do entorno com a estação, onde são previstos a implantação de um museu interno e elementos de apoio para o uso comum, que proporcionam aos visitantes um passeio pela memória ferroviária. “Outra indicação de intervenção que escapa aos limites do escopo seria a substituição dos muros em placas de concreto por material leve, de modo a resgatar visuais para a estação. Foi criada, ainda, uma praça belvedere, do lado mais antigo da cidade, para contemplação perspectiva dada pela separação dos trilhos”, explicam.

O programa museológico proposto consiste na apresentação de documentos históricos e de restauro da estação, tombada pelo Condephaat e Iphan, bem como expõe materiais do cotidiano daqueles que construíram as estradas de ferro e sobre a vida do arquiteto Victor Dubugras, responsável pela execução do projeto original. As peças serão distribuídas entre o galpão da plataforma, a sala de exposição e os vagões de carga estacionados, enquanto os de passageiros poderão atender usos para aulas, palestras ou projeções de vídeo.

Uma antiga ilha será totalmente remodelada para dar lugar a uma nova praça de convivência. O espaço será dotado de áreas de estar e adaptado para atender a acessibilidade. “Com relação à Estação de Mairinque, esta teve pequenas alterações, sobretudo no que se refere às aberturas e vedações, e apresenta marcas da falta de manutenção. Recentemente foram executados serviços de impermeabilização e um novo telhamento está sendo executado. A proposta é recuperar sua condição primitiva em conformidade com o novo uso proposto”, finalizam.

Fonte: Arq Bacana