Notícias

28/01/2015

Balanço monumental marca sede da Unasul no Equador

Concebida para funcionar de forma contínua e integrada, a nova sede da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) acaba de ser inaugurada em Quito, capital do Equador. Além de acomodar os funcionários da organização intergovernamental, o conjunto também conta com elementos de integração social, como uma ampla praça pública, biblioteca, teatro e diversas áreas recreacionais.

O projeto, desenvolvido pelo escritório local Diego Guayasamin, é marcado por um grande balanço alongado, que paira sobre os espelhos d'água que rodeiam o edifício, simbolizando o conceito de liberdade.

Nos ambientes internos, os arquitetos optaram por utilizar uma paleta de cores neutra que não contrastasse com a organização espacial simples e aberta. O extenso uso de painéis de vidro visa transmitir indiretamente os valores da entidade de transparência política e social.

Uma série de blocos interconexos formam a volumetria irregular da nova sede, realçada pelo revestimento metálico e reflexivo presente ao longo da fachada.

Fonte: Arcoweb