Notícias

30/01/2015

Fachada espiralada marca novo edifício em Viena

Inteiramente vitrificado, o novo edifício multiuso do escritório holandês MVRDV conta com uma volumetria espiralada – em referência à forma de uma ampulheta –, que foi concebida a fim de reduzir o impacto da sombra nas construções históricas presentes nos arredores.

O arranha-céu de 110 metros de altura será construído na capital austríca Viena, entre o aeroporto internacional e o centro da cidade, próximo ao antigo distrito dos Gasômetros. De acordo com os arquitetos, nenhum prédio do entorno ficará sob a sombra do novo volume por mais de duas horas por dia.

A disposição dos pavimentos também ajudará na dispersão de ventos fortes, além de permitir a construção de diversos terraços e áreas de lazer externas, que serão conectadas por uma série de escadas.

Com mais de 35 mil metros quadrados de área construída, o edifício poderá abrigar tanto unidades residenciais quanto comerciais. Para possibilitar a flexibilidade de usos, todos os apartamentos terão pé-direitos de 3,5 metros e 80% do espaço interno será livre de colunas, permitindo diversas opções de programas espacias.

Lojas e restaurantes também serão incorporados ao longo dos primeiros pavimentos do arranha-céu e na praça pública a ser construída nas imediações. As obras estão previstas para começarem em 2016 e serem concluídas em meados de 2018.

Fonte: Arcoweb