Notícias

06/02/2015

Arquitetura pixelada de edifício se encaixa perfeitamente no tecido urbano de Campobasso, na Itália

Partindo de informações do contexto, como a malha da cidade e um campo de futebol abandonado, o arquiteto italiano Paolo Venturella norteou um desenho paramétrico para constituir um edifício comercial rotacionado, que se encaixa perfeitamente no tecido urbano de Campobasso, capital de Molise, região sul da Itália.

A edificação de 42 metros de altura, composta de 12 pavimentos, propõe um volume escalonado que se acomoda em diferentes níveis do terreno e transita suavemente entre a estrutura e o parque adjacente – previsto para ocupar a porção do terreno inutilizada para o esporte. Implantado em dois níveis distintos, o posicionamento do prédio condiciona um eixo de fluidez visual e de conexão urbana entre a rua e a nova porção arbórea.

O entendimento entre a arquitetura pixelada e o entorno proporciona uma variedade de tipologias e áreas para o uso no programa, dividido em quatro diretrizes que cria a fusão entre espaços públicos e comerciais: estacionamento, área para conferências, locação de escritórios nos níveis mais altos e um restaurante.

A fachada dinâmica em ziguezague também permite que as varandas voltadas para sul sejam completamente abertas, sem fechamento em vidro, que mantém por meio de sua geometria em rotação, uma exposição controlada da luz natural.

Fonte: Arq Bacana