Notícias

19/02/2015

Escritório global OMA quer transformar um antigo estaleiro no mais novo centro de exposições de Xangai, na China

Um edifício retangular suspenso por treliças metálicas e com fechamentos em vidro transparente, que se conecta a uma praça semicircular e vai de encontro com a água como uma armadura espacial, caracteriza a proposta do escritório global OMA para transformar um antigo estaleiro no mais novo centro de exposições de Xangai, na China.

Ao longo do rio Huangpu – um dos principais pontos turísticos da cidade –, o futuro complexo de 1.500 m2 se acomoda no terreno como uma marcante rampa numa zona de grande movimentação financeira, localizado ao norte do bairro de Pudong. O projeto prevê a criação de espaços para exposições e eventos, além de um auditório externo, áreas para convivência e jardins arborizados.

A organização dos ambientes ao ar livre também condiciona novas oportunidades programáticas, como exibições de filmes, desfiles de moda e concertos. De acordo com o estúdio holandês, o novo volume transforma o antigo estaleiro num espaço teatral de grande escala para atender eventos culturais, enquanto a praça coberta sob a caixa elevada pode ser usada para atividades mais privativas.

A materialidade e arquitetura do edifício estabelecem um diálogo com o passado da indústria marítima do local. Segundo a equipe, “um misterioso objeto envolto em uma malha metálica expõe sua estrutura de aço, ecoando os cascos de navios inacabados que utilizaram para preencher o lugar”.

Vencedor de um concurso internacional, o projeto do centro tem previsão para ser aberto ao público no final de 2015.

Fonte: Arq Bacana