Notícias
Estrutura multiuso abrigará escritórios, academias, restaurantes, um parque de bicicletas e espaço interligado a estação de trem na Suécia
Um edifício escultural formatado por um mix de facetas metálicas e de vidro, como uma grande pedra preciosa implantada ao lado da estação de trem em Uppsala, quarta maior cidade da Suécia, caracteriza o projeto criado pelo escritório Utopia Arkitekter para um futuro centro de viagens.
Com pouco mais de dez mil metros quadrados, a estrutura multiuso abrigará um programa composto de cinco andares destinado ao uso corporativo, academias e restaurantes no pavimento térreo (com pé direito triplo), um parque de bicicletas no nível subsolo com capacidade para 400 lugares , bem como reserva um amplo espaço interligado ao equipamento ferroviário para acomodar os usuários do transporte público.
O chamado The Jewel ou A Joia, na tradução literal da língua inglesa, pretende alcançar a certificação LEED Platinum. Isso porque, entre as diferentes facetas triangulares, as fachadas e cobertura dispõem de placas fotovoltaicas que captam e armazenam a energia solar.
Formado por uma composição geometricamente disforme, o mosaico ressalta o cobreado do metal combinado ao material translúcido, que espelha a paisagem do entorno, enquanto suas linhas ecoam pelos pisos das áreas externas, praças e passarela. À primeira vista, a estrutura em casca de ovo parece se apoiar apenas pelos pontos metálicos que tocam o chão, devido à transparência dos elementos.
Vencedor de um concurso público organizado pela prefeitura local, o projeto do escritório com sede em Estocolmo discorre um vocabulário um tanto contrastante como revigorante, segundo informou o júri responsável. O grande mérito desse projeto consiste em sua manipulação engenhosa dos diferentes níveis do terreno, usando uma abordagem holística para alcançar uma interação perfeita entre exterior e interior, definem.
A construção será erguida logo, com previsão para iniciar as obras ainda no ano de 2015.
Fonte: Arq Bacana