Notícias

24/03/2015

Barcelona terá ponte que elimina poluição e brilha no escuro

O escritório espanhol BCQ divulgou o projeto de reformulação de uma ponte que atravessa a Avenida Meridiana, em Barcelona. Batizada de Sarajevo Bridge, a estrutura, que será uma nova porta de entrada da cidade, busca oferecer melhor iluminação e qualidade do ar aos pedestres.

O pavimento da ponte será substituído por cimento fotovoltaico. O produto é autolimpante e neutraliza a poluição do ar através da absorção de óxido de azoto e de sua conversão em substâncias inofensivas.

A tecnologia - que também será usada no pavilhão italiano da Expo Milão 2015 - pode ser aplicada em cimento branco ou cinza. A poluição é removida com a água da chuva.

Adicionados ao cimento, elementos fotoluminescentes não-radioativos e não-tóxicos criarão iluminação ambiente. O processo funciona com a absorção da energia solar durante o dia e de sua lenta liberação ao longo da noite.

Painéis solares fotovoltaicos vão ser instalados para produzir baixo consumo de energia aos equipamentos de iluminação de LED. Muros e pérgolas serão cobertos por plantas, dando continuidade às áreas verdes criadas recentemente nas extremidades da ponte.

Fonte: Arcoweb