Notícias

30/03/2015

Impressão 3D auxilia na conclusão da Sagrada Família, de Gaudí

Com o início das obras de sua construção no ano de 1882 em Barcelona, Espanha, o Templo Expiatório da Sagrada Família - ou apenas Sagrada Família - é provavelmente uma das obras mais longas da história.

Projeto do catalão Antoni Gaudí, a proposta do templo conta com três fachadas: a Fachada da Natividade, praticamente finalizada com o arquiteto ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda incompleta.

A partir dos planos e de um modelo em gesso - danificados durante a Guerra Civil Espanhola -, após mais de cem anos, é com o auxílio de novas tecnologias que se pretende terminar a obra.

Com o progresso das impressões em 3D, o estúdio técnico de arquitetura responsável pela continuidade das obras já vem utilizando este recurso desde 2001.

Na opinião do arquiteto-chefe das obras Jordi Coll, Gaudí teria sido um grande defensor de modelos de arquitetura impressos em 3D. “Devido à complexidade das superfícies e formas, trabalhar com os projetos de Gaudí em 2D não faz sentido do ponto de vista arquitetônico", explica Coll, que adquiriu duas impressoras com esta tecnologia para viabilizar o projeto e reconstruir o modelo de gesso original.

Quando finalizada, a Sagrada Família contará com 18 torres e o interior será formado por colunas inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides. Estima-se que a conclusão das obras não ocorrerá antes de 2026, ano em que a morte de Gaudí completa cem anos.

Fonte: Arcoweb