Notícias

08/04/2015

Muito mais do que uma casa na árvore

O projeto concebido pelos arquitetos Ifat Finkelman e Deborah Warschawski tem o objetivo de permitir uma experiência única de interação com seus usuários, as crianças.

A ala infantil para educação artística do Museu de Israel em Jerusalém é um tributo à memória coletiva da infância. A famosa ideia de casa na árvore como um espaço de escape e diversão tão presente no imaginário das crianças se torna possível através do anexo.

Respeitando uma árvore existente no local, a edificação se adapta e a utiliza como aspecto central do projeto. Com o objetivo de integrar a edificação à característica natural existente, os arquitetos optaram por criar através de uma estrutura metálica com revestimento de madeira um percurso que liga o pátio ao ponto final do espaço, recortado para contornar o tronco inclinado da árvore.

O telhado baixo, assim como o ambiente aconchegante tem como objetivo proporcionar à criança a experiência de se esconder e esquecer-se do que há ao seu redor.

A estrutura com frisos de madeira cria uma série de transparências quando observada de cima para baixo, causando o efeito de uma transformação gradual que acompanha a topografia do piso coberto com uma manta macia para evitar lesões no caso de quedas.

Durante a noite, a casa na árvore é o único elemento iluminado no pátio.

Fonte: Arquitetura Sustentvel