Notícias

14/04/2015

BIG tem projeto de estrutura geodésica que produz energia e funciona como espaço cultural

O mais recente projeto do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels promete ser um marco para a cidade de Uppsala, na Suécia.

A estrutura geodésica colorida se trata de uma usina produtora de energia por meio de biomassa que também funciona como espaço para lazer e visitação. Durante o período de maior necessidade energética, o UPP (Uppsala Power Plant) produzirá energia, enquanto no restante do ano a edificação será utilizada como espaço cultural com diversas área de convivência e atividades.

A utilização da biomassa como matriz energética tem ganhado força entre os países da Europa pois sua prática soluciona duas problemáticas graves das grandes cidades: a destinação do lixo e a dependência por fontes de energia fóssil. Ao invés de se extrair petróleo, resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal são convertidos em energia não poluente através de processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

Estima-se que existam 2 trilhões de toneladas de biomassa no planeta.

Diferente do Brasil, a maior demanda por energia na Suécia ocorre durante o inverno. Por isso, durante os seis meses mais frios do ano, a usina funciona apenas produzindo energia, enquanto no segundo semestre abre as portas para receber turistas e moradores da comunidade para shows, exposições e festivais tradicionais.

Além de melhoria sob o ponto de vista energético, o projeto concebido pelo BIG traz benefícios reais para a comunidade através da integração social e valorização do turismo na cidade.

Fonte: Arquitetura Sustentvel