Notícias

28/04/2015

Inscrições marcam fachada de acervo recém-inaugurado na Espanha

Em meio a principal avenida da cidade de Bilbao, a nova sede do Acervo Histórico do País Basco chama a atenção por sua fachada proeminente e vitrificada, inteiramente marcada por inscritos e trechos de alguns dos documentos preservados pela entidade.

A partir do uso de elementos de vidro, que também se estende aos ambientes internos, o escritório espanhol IDOM|ACXT visa conferir ao edifício transparência e permeabilidade, de forma a incentivar a interação e interesse do público.

O programa é organizado por níveis, de acordo com a necessidade de controle de acesso e funcionalidade. Do primeiro subsolo ao segundo pavimento superior, os espaços são abertos ao público e incluem salas de exposições e leitura, ambientes multifuncionais, jardins e área para projeção de filmes.

Os quatro outros andares acima do terreno abrigam áreas de consulta de documentos, escritórios administrativos e laboratórios, enquanto dos 20 metros de subsolo são ocupados por cofres de documentos históricos, salas de reunião e um amplo estacionamento.

Com 20 quilômetros lineares de prateleiras, os três primeiros pisos subterrâneos foram equipados com um sistema de condicionamento de ar a fim de controlar a temperatura e umidade, além de infraestrutura para prevenção e proteção contra incêndios.

Fonte: Arcoweb