Notícias

04/05/2015

Novo prédio do Whitney Museum Of American Art abre as portas ao público

Criado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o novo prédio do Whitney Museum Of American Art - museu de arte contemporânea localizado em Nova York – foi inaugurado na sexta-feira, dia 1 de maio.

A estrutura de 422 milhões de dólares, que parece uma pilha de blocos com tamanhos aleatórios, ocupa nove andares no distrito de Meatpacking e tem vista para o High Line de um lado e do rio Hudson, do outro.

Renzo Piano descreveu o projeto como sendo uma resposta ao caráter do seu contexto: região marcada por armazéns, linhas ferroviárias e sobrados.

Com 20,5 mil metros quadrados, o Whitney Museum é um dos mais ambiciosos projetos museológicos de Nova York em décadas. Para se ter uma ideia ele é quase quatro vezes maior do que o New Museum, em Bowery, inaugurado por SANAA em 2007, e 11 vezes maior do que a galeria Sperone Westwater, concluída por Foster + Partners em 2010.

O Whitney Museum, finalizado na última semana, convidou a imprensa para uma pré-visualização do edifício. Apesar de os críticos terem classificado o prédio externamente como “estranho”, "desajeitado" e "mais desajeitado do que romântico", ele foi exaltado em comparação com a antiga sede, na 75th Street, projetada por Marcel Breuer e aberta em 1966, principalmente por suas características internas.

O novo espaço oferece duas vezes mais galerias que o antigo, além de grandes áreas de exibição externas, que ostentam vários pontos para apreciação da paisagem.

Fonte: Arcoweb