Notícias

07/05/2015

Foster inaugura pavilhão dos Emirados Árabes na Expo Milão

Marcando a entrada do pavilhão, há uma estrutura composta por duas sinuosas paredes de 12 metros de altura que lembram dunas de areia. A partir daí, os visitantes são conduzidos até um tambor revestido de telhas metálicas douradas, que, localizado no centro do ambiente, funciona como um auditório.

O espaço dos Emirados Árabes Unidos na Expo Milão conta ainda com passarelas estreitas e pátios com jardins típicos das históricas cidades desérticas, que levarão para uma série de exposições interativas e um café.

A estrutura foi planejada para ser remontada em Masdar City - projeto iniciado em 2007 pelo arquiteto Normam Foster, em Abu Dhabi - após o fim da feira internacional. Por isso, a escolha dos materiais utilizados, como o concreto reforçado com fibra de vidro, teve que levar em conta tanto as condições climáticas da cidade italiana quanto da árabe.

"Nosso desafio foi projetar para dois climas", disse Foster. "Criar um espaço naturalmente fresco e confortável para os visitantes em Milão, enquanto considera-se a reconstrução do pavilhão nos Emirados, onde há necessidade de proporcionar sombra devido ao intenso sol".

Fonte: Arcoweb