Notícias

08/05/2015

WWF inaugura biblioteca pública feita com madeira rastreada


No último dia 30 de abril, foi lançado o Comitê de Salvaguardas do Programa Madeira é Legal, que reúne, pela primeira vez, empresários do setor produtivo, da indústria de transformação da madeira, do governo, da sociedade civil, pesquisadores e consumidores finais. O evento aconteceu na sede do WWF-Brasil, em Brasília, no Espaço Angatu, que agora terá uma biblioteca socioambiental disponível para visitação pública, por meio de agendamento prévio.

Batizada de Biblioteca Conselheiro Sidnei Basile, ela foi construída inteiramente com madeira rastreada, doada por oito sindicatos do setor de base florestal de Mato Grosso. O Espaço Angatu é o local que os funcionários da instituição utilizam para relaxar durante o expediente. Entretanto, desde o ano passado ele passou por uma reformulação.

Sua reinauguração com madeira nativa, proveniente do Plano Manejo Florestal Sustentável (PMFS), representa a materialização de anos de trabalho de aproximação entre setor produtivo de base florestal, indústrias e organizações ambientais.

“O WWF-Brasil conseguiu depois de muito tempo de trabalho compreender o setor florestal, responsável pela alta geração de empregos na Amazônia, e identificar a melhor forma de construir um Espaço com baixa emissão de carbono. A biblioteca é uma ideia que sela a relação do setor florestal neste novo momento”, disse Ricardo Russo, analista de conservação sênior do WWF-Brasil.

A proposta é que cientistas, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de órgãos públicos possam ter acesso ao acervo. A temática ambiental estará disponível no local em todas as publicações editadas recentemente pelo WWF-Brasil e por organizações parceiras.

Fonte: Ciclo Vivo