Notícias

26/05/2015

Casa japonesa utiliza madeira mais resistente do que o aço para combater catástrofes naturais

O Japão é um local fascinante e convidativo tanto pela cultura quanto por suas belezas naturais, porém, muitas vezes toda a sua beleza é ameaçada por catástrofes naturais. Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, local de encontro entre placas tectônicas oceânicas onde ocorre um grande número de terremotos e alta atividade vulcânica, o país enfrenta desastres naturais recorrentes e por isso sua população precisou se adaptar e aprender um estilo de vida defensivo contra esses fenômenos.

Isso influencia diretamente sua arquitetura que é sempre pensada levando em conta as condições naturais de cada local de modo a prevenir prejuízos a seus moradores.
Uma família no sudoeste do Japão optou pela construção de uma residência híbrida que integrasse o estilo tradicional de construção com os padrões modernos e, é claro, com a realidade natural. Desenvolvido pelo escritório Architecture Studio Nolla, o projeto da casa tem como objetivo oferecer conforto ambiental e proteção aos usuários. Para alcançar o objetivo, os arquitetos responsáveis pela concepção do projeto decidiram utilizar um novo tipo de material altamente resistente.

Chamado de Glulam, o material é composto por várias lâminas de madeira que são fixadas com um adesivo de alta aderência, forte e resistente à umidade. O produto inovador se mostrou mais resistente do que diversos materiais, inclusive o aço, o que significa que pode suportar tanto seu desgaste normal quanto uma tempestade intensa. Seu custo é condizente com sua durabilidade, mas quando comparado aos materiais utilizado em construções convencionais oferece praticamente o mesmo custo benefício.

A arquitetura conta com características para aproveitamento de iluminação e ventilação naturais e seus vãos e telhado são protegidos com o objetivo de prevenir o demasiado aquecimento no interior da residência.

É importante lembrar que o uso adequado de madeira na construção se deve a utilização de material renovável e de áreas de reflorestamento.

Fonte: Arquitetura Sustentvel