Notícias

01/06/2015

Escritório de baixo consumo é feito com contêineres e pode ser levado a qualquer lugar

O escritório de arquitetura Arcgency desenvolveu recentemente um projeto de escritório eficiente que pode ser transportado do local de origem e montado novamente. Utilizando contêineres marítimos realmente reaproveitados, os arquitetos conceberam uma edificação contemporânea que minimiza o uso de energia elétrica construído para ser completamente portátil.

Denominado como “uma experiência na arquitetura pré-fabricada que desafia os problemas dos resíduos universais e técnicas tradicionais de construção.”, a construção conta com aspectos para aproveitamento de calor de modo que os gastos com consumo por climatização sejam consideravelmente reduzidos. Através do bioclimatismo e materiais térmicos, o edifício resiste às extremas temperaturas do local.

Localizado em Nordhavnen, em Copenhague na Dinamarca, o Unionkul foi levantado em apenas dois dias, suficientes para empilhar os contêineres em um processo ágil e limpo. Para deixar claro seu passado industrial, os arquitetos optaram por deixar aparentes as características e imperfeições do material que passou cerca de 10 anos em alto mar. Os recipientes receberam pintura na cor cinza fosco e foram revestidos com isolantes térmicos de alto desempenho.

Para contrapor a monotonia das caixas metálicas empilhadas, os pisos e paredes foram cortados para oferecer uma variedade de volumes e diferenças espaciais internas fortalecendo a conexão visual, além de melhorar o aproveitamento de luz natural juntamente com os grandes vãos, layout de plano aberto, pés direitos duplos e forro revestido com alumínio reflexivo perfurado.

Fonte: Arquitetura Sustentvel