Notícias

03/06/2015

Casa sustentável tem energia geotérmica e materiais reaproveitados

A arquiteta norte-americana Sharon Davis apostou em soluções sustentáveis para construir a sua própria casa. O terreno, localizado em uma estrada história que liga a cidade de Nova York a Albany, nos EUA, é cercado pela natureza, o que a inspirou a pensar em uma estrutura que mantivesse a harmonia do local.

A casa projetada por Sharon foi construída ao lado de uma antiga residência que já pertencia à família. Como a intenção não era ter algo grandioso, mas, sim, funcional, a residência tem apenas um quarto e é cheia de elementos históricos e naturais.

Uma das formas encontradas para manter a harmonia com o ambiente ao redor foi o uso de madeira e vidro nas fachadas. Os itens de marcenaria usados no acabamento foram recuperados de outras construções da região. As louças usadas nas escadas exteriores, passarela e banheiros, e o aço usado em prateleiras, escadas e na cozinha também são provenientes de reaproveitamento. O piso inferior conta também com um deque de madeira, que oferece um espaço útil ainda maior para os moradores, mantendo o contato com a natureza.

Para reduzir o consumo de energia, a casa foi equipada com sistema de aquecimento e resfriamento geotérmico e as paredes contam com uma camada de espuma de soja, para melhorar o isolamento térmico. O jardim foi planejado usando apenas plantas nativas, para ajudar a manter a biodiversidade local.

De acordo com a arquiteta, o seu compromisso era criar uma estrutura moderna, mas que fosse totalmente condizente com o ambiente ao seu entorno. Ela alcançou isso usado matérias-primas comuns à região e que mantivessem a aparência natural da construção. Internamente a casa possui um design clean, com toques rústicos.

Fonte: Ciclo Vivo