Notícias

19/06/2015

Evento sobre acústica vai reunir em Maceió profissionais de todo o país

Um dos destaques será a NBR 15.575 que versa sobre os níveis mínimos de desempenho em quesitos como acústica, térmica e iluminação

Maceió vai receber no dia 7 de julho os maiores nomes da área de acústica no país durante o 1º. Simpósio de Acústica, promovido pela Sociedade Brasileira de Acústica – Regional Nordeste (SOBRAC-NE). Um dos destaques temáticos do evento é a NBR 15.575 - norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT que versa, de forma clara e objetiva, sobre os níveis mínimos de desempenho em quesitos como acústica, térmica e iluminação.

São palestrantes do Simpósio os arquitetos Maria Lucia Oiticica (Alagoas), Danilo Fortuna (Bahia), Débora Barretto (Bahia), Bianca Araújo (Rio Grande do Norte) e o engenheiro Otávio Joaquim Junior (Pernambuco).

Responsabilidade

A norma dita as responsabilidades das empresas construtoras, incorporadoras e dos profissionais projetistas, além dos fabricantes de materiais, administradores condominiais e também dos usuários. Com base no papel de cada um desses personagens, é possível se demonstrar quem tem razão em possíveis debates judiciais. Com ela ficou estabelecido, ainda, o tempo máximo de uso (vida útil) de diversos sistemas de uma edificação (estrutura, paredes, revestimentos e pisos). É importante destacar que a NBR 15.575 trata de três classes de desempenho acústico (mínimo, intermediário e superior), além de níveis máximos de ruído aceitáveis gerados por equipamentos motores de uso coletivo e instalações hidráulicas.

Segundo a arquiteta Débora Barretto, membro do Comitê técnico de Estudos de Acústica da ABNT e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC, a questão acústica é abordada de maneira extensa em quase todos os aspectos relevantes em uma edificação. os valores mínimos exigidos são muito baixos se comparados aos parâmetros de outros países, aquém das necessidades de usuários mais sensíveis à questão de ruídos. Esse é um primeiro e importante passo, mas as metas não são impossíveis e nem difíceis de serem alcançadas”.

O Simpósio será realizado no Radisson Hotel. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail dagaz@dagaz.com.br ou através dos telefones 71 3240.6388 ou 3240.1806. Inscrições gratuitas, as vagas limitadas.

Fonte: Gazeta de Alagoas