Notícias

26/06/2015

Escola no Japão usa água da chuva para criar lago para as crianças brincarem

A escola japonesa Dai-Ichi Yochien, localizada na cidade de Kumamoto, região sul do país, criou em seu pátio uma atração inovadora, que possui, porém, uma premissa fundamental: deixar a criança ser criança. Trata-se de um enorme e limpo lago abastecido com água da chuva, que garante momentos refrescantes de pura diversão aos alunos.

O projeto da escola foi realizado pela Youji No Shiro, uma empresa de arquitetura e design de interiores que pensa em espaços onde a criança possa se expressar livremente. O pátio desenvolvido pelo arquiteto Hibino Sekkei permite que, em dias secos, possa ser usado para a prática de esportes, transformando-se, por exemplo, numa quadra de badminton ou softball e nos dias de inverno, numa pista de patinação.

Soluções como esta repensam a grade de atividades escolares; dias chuvosos não são mais motivos para ficar dentro da sala de aula. O espaço promove uma reestruturação no plano de ensino, deixando-o mais flexível e desafiando os educadores a interagir com o espaço.

Fonte: Hypeness