Notícias

03/07/2015

Após reforma, Casa Ecoeficiente é reinaugurada em SP

O protótipo de 400 metros quadrados, localizado na zona sul de São Paulo, foi construído pela multinacional Basf e inaugurado em junho de 2013. Agora, após uma ampla renovação, a CasaE reabre ao público interessado em inovações e tendências ligadas à indústria da construção, com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade.

O objetivo da reforma é apresentar tecnologias que tragam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, maior durabilidade e aumento na produtividade da obra, com economia de tempo e recursos.

A residência recebeu sistema de automação que busca contribuir com a eficiência energética, por meio do controle adequado do uso da iluminação e do ar condicionado. Haverá ainda medição do consumo e da energia gerada pelas placas fotovoltaicas. As informações ficarão disponíveis em tempo real no site da CasaE.

A renovação incluiu ainda ambientes mais modernos, móveis de design contemporâneo e um mural de 75 metros quadrados produzido pelo artista plástico Rui Amaral, um dos pioneiros do grafite no Brasil.

A CasaE, comparada a uma casa tradicional, ao longo de 40 anos, proporciona economia de 30% do investimento, contabilizando custos iniciais, de operação e de manutenção; economia de energia equivalente ao consumido por 9 mil casas durante um dia; e economia de 300 mil litros de água, que corresponde ao abastecimento de mais de 1,6 mil habitantes por ano, segundo estudo realizado pela Fundação Espaço Eco.

Além da visitação, monitorada e gratuita, o espaço recebe palestras, debates, cursos, treinamentos entre outros eventos voltados à construção.

Fonte: Arcoweb