Notícias

13/07/2015

Paris aprova a construção da "Triangle Tower" de Herzog & de Meuron

Paris acaba de aprovar a construção da sua primeira torre em 40 anos; o Conselho Municipal concordou em dar prosseguimento à "Triangle Tower" - ou "Tour Triangle" - de 180 metros de altura projetada por Herzog & de Meuron, após negar inicialmente a proposta no ano passado. O controverso projeto tem sido o foco de um intenso debate desde seu anúncio em 2008, com opiniões divergentes sobre a decisão do Conselho de preservar ou não o emblemático skyline da cidade, resultado dos trabalhos de Haussmann no século XIX.

De acordo com a Gizmodo, os arquitetos suíços convenceram a cidade a aprovar a torre dizendo que sua fachada de vidro "desaparecerá" no skyline.

"Quase tudo que os arquitetos disseram traz uma única mensagem: Esse edifício é invisível", apontou o Foreign Policy ano passado. "Como se para reforçar essa estranha dualidade, os renders omitem o único arranha-céu de Paris: a amplamente impopular Tour Montparnasse, construída em 1973."

Assim que for concluída, a torre será a terceira estrutura mais alta de Paris, seguindo a Torre Eiffel, com 324m, e a Torre de Montparnasse, com 209m. O novo edifício abrigará um hotel com 130 unidades, um restaurante, um bar e 70 mil metros quadrados de área corporativa.

A Triangle Tower será a primeira torre construída na cidade após as limitações de altura terem sido suprimidas em 2010, permitindo, assim, a construção de edificações com gabarito superior a 36 metros.

Fonte: Archdaily