Notícias

14/07/2015

Cidade das Artes e Ciência de Calatrava inspirou paisagem urbana de filme da Disney

As curvas e o desenho futurístico da Cidade das Artes e Ciências, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inspiraram a paisagem urbana da nova produção cinematográfica da Disney. O filme “Tomorrowland – Um lugar onde nada é impossível”, estrelado no Brasil no último dia 06 de junho, traz a forma orgânica do complexo cultural como ponto de partida para a construção de uma cidade do futuro.

Segundo o produtor do longa, Jeffrey Chernov, o conjunto edificado promove uma imersão sensorial por meio deste encontro entre a arquitetura e a engenharia de ponta. “A arquitetura é simplesmente fenomenal, inventiva e emocionante. É muito ‘esquelética’, como se olhássemos para a vértebra de um dinossauro ou peixe pré-histórico. Você caminha para um lugar de onde nunca vai querer sair. Esse é o clima que queríamos para ‘Tomorrowland’”, afirma.

A estrela da ficção, George Clooney, também confessou ser um grande fã do trabalho de Calatrava. “A imaginação dele representa uma grande versão otimista de uma vida em que alguém diz: ‘quero construir isso’, e ele constroi. É impressionante”, declarou o ator.

O complexo cultural, que fica em Valência, na Espanha, foi construído em etapas entre julho de 1996 e outubro de 2005. Ele compreende um cinema (L’Hemisfèric), um caminho para pedestres com um jardim de esculturas (L’Umbracle), o Museu de Ciência Príncipe Felipe, o aquário L’Oceanográfico e o Palau de les Arts Reina Sofia.

O filme conta a história de uma adolescente (vivida por Britt Robertson) que vai parar em uma realidade paralela criada pelo personagem Frank Walker (George Clooney). O enredo mostra a jornada de seus personagens principais a “Tomorrowland”, onde eles tentam desvendar os mistérios de “um ponto enigmático no tempo e espaço”.

Fonte: Arq Bacana