Notícias
Cidade das Artes e Ciência de Calatrava inspirou paisagem urbana de filme da Disney
As curvas e o desenho futurístico da Cidade das Artes e Ciências, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inspiraram a paisagem urbana da nova produção cinematográfica da Disney. O filme Tomorrowland Um lugar onde nada é impossível, estrelado no Brasil no último dia 06 de junho, traz a forma orgânica do complexo cultural como ponto de partida para a construção de uma cidade do futuro.
Segundo o produtor do longa, Jeffrey Chernov, o conjunto edificado promove uma imersão sensorial por meio deste encontro entre a arquitetura e a engenharia de ponta. A arquitetura é simplesmente fenomenal, inventiva e emocionante. É muito esquelética, como se olhássemos para a vértebra de um dinossauro ou peixe pré-histórico. Você caminha para um lugar de onde nunca vai querer sair. Esse é o clima que queríamos para Tomorrowland, afirma.
A estrela da ficção, George Clooney, também confessou ser um grande fã do trabalho de Calatrava. A imaginação dele representa uma grande versão otimista de uma vida em que alguém diz: quero construir isso, e ele constroi. É impressionante, declarou o ator.
O complexo cultural, que fica em Valência, na Espanha, foi construído em etapas entre julho de 1996 e outubro de 2005. Ele compreende um cinema (LHemisfèric), um caminho para pedestres com um jardim de esculturas (LUmbracle), o Museu de Ciência Príncipe Felipe, o aquário LOceanográfico e o Palau de les Arts Reina Sofia.
O filme conta a história de uma adolescente (vivida por Britt Robertson) que vai parar em uma realidade paralela criada pelo personagem Frank Walker (George Clooney). O enredo mostra a jornada de seus personagens principais a Tomorrowland, onde eles tentam desvendar os mistérios de um ponto enigmático no tempo e espaço.
Fonte: Arq Bacana