Notícias

20/07/2015

Ponte infinita representa a conexão entre a cidade e a praia

A 'Ponte Infinita' é uma escultura feita pelo escritório de arquitetura danês Gjøde & Povlsgaard Arkitekter, construída e exibida na abertura da bienal internacional "Sculpture by the Sea 2015" que se dá na pitoresca paisagem da costa, em torno da cidade de Aarhus.

“Criamos uma escultura que se relaciona com o ato de experimentar o entorno e se conscientizar da conexão entre a cidade e a magnífica paisagem da baía. Caminhando sobre a ponte é possível perceber a mudança da paisagem quanto composição panorâmica infinita e ao mesmo tempo entrar em um espaço de interação social com outras pessoas que estão fazendo o mesmo caminho", comentou Johan Gjode, sócio e co-fundador do Gjode & Povlsgaard Arkitekter.

A ponte possui um diâmetro de 60 metros e está posicionada metade na praia e metade no mar. É composta por 60 elementos de madeira idênticos colocados sobre pilares de aço a cerca de 2 metros do fundo do mar. A superfície da ponte se eleva entre um e dois metros sobre a água, dependendo da maré. A curvatura da ponte segue os contornos da paisagem, já que, ela se encontra na desembocadura de um pequeno rio.

Além de enfatizar o panorama costeiro, a ponte estabelece uma conexão entre o presente e a história do lugar, reconectando a praia à um mirante esquecido em meio ao mar.

"A ponte encontra o antigo cais situado no lugar onde as pessoas podiam chegar com seus barcos à vapor. O Pavilhão histórico Varna, situado na ladeira sobre a praia, era um destino popular na paisagem cenográfica com seu terraço, restaurante e salão de baile. Na borda do bosque e em frente ao mar, o pavilhão deveria ser vivenciado desde o cais que já não existe. A ponte infinita restabelece esta conexão histórica e oferece uma nova perspectiva sobre a relação entre a cidade e a paisagem que a rodeia", disse Niels Povlsgaard, sócio e co-fundador do Gjode & Povlsgaard Arkitekter.

Fonte: Archdaily