Notícias

17/08/2015

Projeto de torre pirâmide em Israel é aprovado

Após o anúncio de uma nova torre triangular a ser construída em Paris, pela dupla suíça Herzog & de Meuron, é a vez do arquiteto polaco-americano Daniel Libeskind revelar seus planos – recém aprovados – para a construção da “Pyramid Tower”, uma estrutura semelhante a ser erguida na cidade de Jerusalém, em Israel.

Assim como a polêmica torre francesa, que contrasta com a arquitetura tradicional da região, o prédio de Libeskind também chama a atenção na paisagem milenar da cidade – composta de antigas construções feitas de pedras – e tem tudo para causar discórdias entre os seus moradores.

Em contrapartida, os projetistas do Studio Daniel Libeskind afirmam que o futuro arranha-céu respeita a linguagem arquitetônica e foi planejado para permitir a passagem do máximo de luz para a praça vizinha. E assim, como ocorre com 100% das construções da cidade, ela também será revestida pelas icônicas pedras douradas extraídas do solo local.

Com previsão de 105 metros de altura e 26 andares, o edifício será apenas 16 metros menor que o mais alto da capital de Israel, a “Hollyland Tower”. A torre mista abrigará residências e comércio, caracterizada pelas fachadas piramidais repletas de aberturas facetadas, com vistas privilegiadas de toda a cidade.

“A pirâmide se divide entre tradições e mitos antigos, oferecendo uma reinterpretação do século 21″, disse Daniel Libeskind. “O projeto complementa o contexto geral e dá ao bairro um espaço público vibrante no coração da cidade antiga”, complementou.

Com a aprovação da prefeitura local, a construção do “Pyramid Tower” deve começar apenas em 2019.

Fonte: Arq Bacana