Notícias

20/08/2015

Batizado de corredor cultural, Cidade do México ganhará parque linear de 1,3 quilômetros

Em meados de 2017, a Cidade do México ganhará um novo parque público linear de 1,3 quilômetros de extensão, a ser construído ao longo da histórica e central avenida Chapultepec. Com objetivo de devolver áreas verdes aos cidadãos e incentivar melhorias na mobilidade urbana, o projeto foi concebido pelo arquiteto local Fernando Romero, do escritório FR-EE.

Batizado de Corredor Cultural Chapultepec, o programa prevê a implantação de equipamentos para práticas de atividades esportivas, educacionais e culturais, além de passarelas para pedestres e pistas para bicicletas, skates e patins, a fim de reduzir a ocorrência de acidentes na via, considerada um dos principais eixos de ligação da capital mexicana.

Considerando os desníveis presentes ao longo do parque, os acessos foram desenvolvidos em forma de escadas, arquibancadas e rampas. “O projeto vai organizar os arredores, dobrando as áreas verdes, melhorando a conectividade e celebrando a diversidade cultural da cidade”, afirma Romero.

Espelhos d'água e fontes complementam o plano e umidificam o ar da região. Os volumes internos a serem construídos no corredor serão revestidos por paredes de vidro translúcido, promovendo a integração constante entre os transeuntes e o futuro ecossistema do local.

Fonte: Arcoweb