Notícias

09/09/2015

Frank Gehry divulga imagens de seu novo projeto em "Sunset Strip", Califórnia

O escritório Gehry Partners, em parceria com Townscape Partners, divulgou planos para redefinir o "portão de entrada" da Sunset Strip, Califórnia. A estrutura de uso misto é uma das diversas alternativas propostas por Townscape para o local. Se construído, o projeto incluirá dois edifícios residenciais - um com apartamentos para aluguel e outro para compra -, além de programas de entretenimento e espaços públicos.

Do memorial: A proposta de Gehry aborda necessidades específicas de projeto para o terreno em Sunset Boulevard, entre as quais o desejo de criar espaços para o encontro de pedestres entre os edifícios e manter o gabarito baixo nos edifícios que fazem frente para a avenida.

Esta abordagem foge da tradicional ideia de torres residenciais localizadas sobre uma base. Em vez disso, o projeto de Gehry estabelece cinco estruturas distintas, cada qual com seu próprio caráter e unidas por uma praça acessível do nível da rua.

O edifício comercial de três pavimentos, acessado a partir do nível da rua, terá esquadrias de madeira laminada colada apoiando uma cortina de vidro e contará com um elemento de marquise que reforça o papel do terreno como porta de entrada para a escala humana.

O edifício residencial de onze pavimentos localizado na porção leste do terreno, adjacente ao Crescent Heights Boulevard, apresenta um vocabulário projetual mais simples em comparação ao restante do conjunto, adequando-se à escala dos edifícios circundantes. Sua forma escultórica cria uma sensação de movimento e aponta para a interseção entre Crescent Heights e Sunset Boulevards. Por sua vez, a torre de quinze pavimentos no lado oeste do lote tem uma escala que cria uma relação visual e arquitetônica com o Chateau Marmont.

O paisagismo é parte essencial do projeto de Gehry, tanto na praça central no nível da rua como nos vários terraços dos edifícios. Os pedestres são atraídos para a praça através de acessos entre as edificações na interseção entre Sunset Boulevard, Havenhurst Drive e Crescent Heights Boulevard. Os edifícios apresentam terraços escalonados em ambas as extremidades do Sunset Boulevard, suavizando a transição de escala nesses pontos.

A proposta de Gehry será formalmente encaminhada para análise ambiental este mês e deverá receber certificado LEED Prata ou superior assim que for concluída.

Fonte: Archdaily