Notícias

11/09/2015

Rafael Viñoly construirá maior telhado verde do mundo

O arquiteto uruguaio revelou recentemente imagens do projeto de uma gigante cobertura verde em um shopping em Cupertino, Califórnia, Estados Unidos.

A proposta de uso misto do estúdio Rafael Viñoly Architects quer transformar um shopping no centro do Vale do Silício - ao lado do Campus 2 da Apple - em um enorme complexo contendo diversas funções para a comunidade local.

Em parceria com o escritório de paisagismo OLIN, o empreendimento, chamado de “Hills at vallco” e com custo estimado de três bilhões de dólares, contempla lojas, escritórios, espaços de lazer, além de um extenso telhado-verde integrado a um parque, que está sendo noticiado como o maior do mundo.

A cobertura terá trilhas, vinhedos, pomares e hortas orgânicas e atravessará ruas existentes entre os volumes do shopping. Está previsto também um anfiteatro público cercado por parques infantis e um refúgio para espécies nativas de plantas e pássaros.

O arquiteto uruguaio teve seu nome envolvido em uma recente polêmica em Londres, após o noticiário local acusar seu prédio Walkie Talkie de criar corredores de vento que arrastam pessoas e de refletir um feixe de luz com capacidade de derreter carros. A estrutura chegou a ganhar o título de o pior prédio da Grã-Bretanha em 2015, concedido por uma revista especializada.

Fonte: Arcoweb