Notícias

09/10/2015

Casa inovadora nas montanhas que funciona como abrigo para alpinistas

A solitária casa construída nos Alpes de Kamnik, na Eslovênia, não é um dos lugares mais acessíveis. Adentrar no local é uma verdadeira conquista se você tentar fazer isso escalando as montanhas. Mas a finalidade é exatamente essa. O projeto realizado pelos alunos da Escola de Design da Universidade de Harvard e os arquitetos da OFIS tem a intenção de servir como abrigo para os alpinistas que passam por ali.

Os autores do abrigo contaram com a supervisão dos engenheiros da AKT II para escolher um local seguro para construir o projeto, forte o suficiente para resistir a todas as extremas condições climáticas das montanhas, como fortes ventos, nevoeiros e deslizamentos, servindo assim, como refúgio para quem transita pela região.

Desenvolvido em outubro de 2014 e inspirado pela arquitetura vernacular da Eslovênia, o abrigo conta com três módulos divididos em espaços individuais: hall, área de armazenamento e local para preparação de alimentos; o segundo módulo consiste em espaços para repousar; já o último espaço conta com um sistema de beliche e uma vista privilegiada para os Alpes.

Cada um desses módulos foi transportado até a montanha de helicóptero, inserido em pinos estratégicos de conexão; o resultado de muito planejamento fez com que essa inserção durasse apenas um dia.

Fonte: Hypeness