Notícias

21/10/2015

gmp é selecionado para projetar o Centro Internacional de Exposições do Vietnã

O escritório Gmp Architekten venceu o concurso para conceber o masterplan e as diretrizes arquitetônicas do National Exhibition and Trade Fair Center em Hanoi, Vietnã. O plano inspirado em uma flor de lótus do gmp era uma das nove propostas que concorriam pelo prêmio.

O centro de 600 mil metros quadrados será localizado em um terreno de 128 hectares cercado por uma paisagem natural. O projeto para o edifício principal do centro comercial é inspirado na flor nacional do Vietnã - a flor de lótus - e tem os salões de exposição organizados "como pétalas em torno do cálice de uma flor", escreveram os arquitetos. Pilares com coberturas tensionadas rendem ao edifício uma "aparência delicada".

A ser construído na primeira fase das obras, o centro de conferências e oito salas de exposição serão organizados seguindo uma forma circular, criando um espaço aberto que contará com uma fonte de água com "ilhas e pontes". Duas salas de exposição de 10 mil metros quadrados serão unidos "por um edifício em forma de anel chamado de Concourse".

Dois blocos em altura destinado a escritórios e quartos de hotel serão construídos na entrada do terreno. Entre as salas de exposição haverá espaços de manobra para carga e descarga de obras de arte. Além disso, portas laterais conectarão as diferentes salas, permitindo um uso flexível do espaço.

Durante as fases finais de construção, seis outros espaço comerciais serão construídos nos limites leste e oeste do terreno. Estas novas edificações conectarão os edifícios principais através de galerias de vidro.

Fonte: Archdaily