Notícias
Casas "pop-up" serão projetadas no Nepal para vítimas dos terremotos
Desastres podem devastar comunidades a qualquer minuto. Na esteira do terremoto que causou os maiores prejuízos da história do Nepal, centenas de milhares de habitantes se tornaram instantaneamente moradores de rua. Para ajudar essas pessoas a reorganizarem e retomarem suas vidas, o escritório Barberio Colella ARC projetou uma estrutura temporária usando materiais locais "para fazer uma casa que possa ser construída de forma rápida, leve, compacta, durável e econômica."
Concebida para um concurso promovido pelo website chinês Ikuku, a casa "Just a Minute" é construída com seis materiais: painéis OSB, bambu, bambu laminado, juta branca, lã reciclada e uma membrana à prova d'água. A paleta limitada de materiais torna o projeto mais acessível e fácil de construir.
As estruturas, projetadas para sustentar de 4 a 10 pessoas, foram concebidas para serem fabricadas em série e transportadas para as regiões necessárias. Para facilitar o processo de transporte das casas, o projeto conta com um ponto pivotantes entre os elementos verticais e horizontais de bambu que permite que a casa seja dobrada.
Por ser transportada já construída, a instalação no local requer muito poucos voluntários. Uma vez que a estrutura é aberta, as camadas duplas de juta podem ser preenchidas com lã para isolamento.
No local, as casas modulares podem ser arranjadas e combinadas para criar espaços maiores dependendo das necessidades dos moradores. Os arquitetos prevêem várias destas estruturas "agregando-se umas com as outras para formas casas duplas ou quádruplas, pequenas vilas e assim por diante para facilitar a vida da comunidade após a tragédia do terremoto." Desastres podem destruir em questão de minutos, mas as estruturas de Barberio Colella permitem que as comunidades se reconstruam o mais rapidamente possível.
Fonte: Archdaily