Notícias

27/11/2015

Primeiro projeto residencial de Isay Weinfeld em Nova York será um verdadeiro oásis urbano

Após anunciar a construção do seu primeiro projeto em Nova York, em outubro de 2014, o arquiteto paulista Isay Weinfeld divulgou nesta semana novas imagens do que virá a ser o condomínio de luxo “Jardim”, detalhado como um verdadeiro oásis urbano.

Composto de duas torres com 11 pavimentos cada, o empreendimento ocupará toda a extensão norte-sul do quarteirão entre as ruas 27 e 28, localizado a oeste do famoso parque suspenso “High Line” – construído ao longo de uma antiga ferrovia no bairro de Chelsea, em Manhattan – e a um quarteirão de distância do edifício residencial de alto padrão “520 West 28th”, projetado pela arquiteta Zaha Hadid, que está agora em fase de obras.

Da forma monolítica dos volumes revestidos em concreto e tijolos, a presença de aberturas desalinhadas e rasgos nas fachadas criam uma plástica mais dinâmica para as edificações. O projeto prevê um túnel para cortar o terreno, revelando um jardim privativo de 223 m2 para os moradores dos 36 apartamentos, que terão entre um e quatro dormitórios.

Além dos amplos terraços e coberturas verdes, muitas das unidades terão acesso a áreas ao ar livre privadas, seguindo o conceito “vida interior-exterior sem costuras”. Outras instalações incluem ainda uma piscina coberta, garagem para automóveis e bicicletas, área para recreação infantil, um centro de fitness e uma sala de massagem.

“Este não é um tipo de arquitetura que grita, é uma arquitetura que fala baixo. Eu tento conduzir as pessoas através dos espaços, como um filme. Você espera que as pessoas sintam algo de suas proporções”, disse Isay Weinfeld em entrevista ao site britânico Wallpaper. “O importante para mim é ter um plano muito bem concebido. Para mim, a função de um projeto é muito importante. Não é uma questão de beleza. O edifício tem que trabalhar para fazer sentido”, concluiu o arquiteto ao explicar sobre a escolha de construir duas torres ao invés de apenas uma.

O local privilegiado, que vem sendo considerado o maior museu de arquitetura a céu aberto do mundo, é cercado por prédios de vanguarda assinados por importantes nomes como Shigeru Ban, Jean Nouvel e Frank Gehry. O lançamento do conjunto “Jardim” está previsto para o início de 2016, com preços a partir de dois milhões de dólares.

Fonte: Arq Bacana