Notícias

30/11/2015

SANAA ganha de Snøhetta no concurso para novo museu em Budapeste, na Hungria

O escritório japonês SANAA venceu o concurso internacional de ideias para a construção integrada da nova Galeria Nacional e do Museu Ludwig de Budapeste, na Hungria. O projeto a ser executado com investimentos de aproximadamente 190 milhões de libras esterlinas competiu na etapa final do concurso com o trabalho apresentado pelo Snøhetta.

O projeto vencedor caracteriza-se principalmente por trabalhar a justaposição de telhados côncavos, suspensos por colunas aparentes, que funcionam como terraços e oferecem vista panorâmica para o entorno do edifício.

O uso de paredes de vidro translúcido nas fachadas conecta as várias faces do prédio e viabiliza o aproveitamento da luz natural. O objetivo é integrar a construção ao parque arborizado do entorno, que terá planejamento paisagístico selecionado em dezembro.

A proposta apresentada pelo norueguês Snøhetta consistia na construção de um edifício horizontalizado composto por dois volumes triangulares escalonados. A fachada do prédio é atribuída a função de uma escada-arquibancada que viabiliza o acesso dos visitantes ao museu através de aberturas no terraço.

A Nova Galeria Nacional da Hungria será construída ao lado da Casa da Música, projetada pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, e próximo ao Museu de Fotografia de Budapeste e ao Museu Húngaro de Arquitetura, assinados por KÖZTI Architects & Engineers.

Fonte: au.pini