Notícias

28/12/2015

Torre multiuso será primeiro projeto de Zaha Hadid em Melbourne, na Austrália

O escritório da arquiteta iraquiana Zaha Hadid apresentou na última semana o projeto de seu primeiro empreendimento em Melbourne, na Austrália. Concebida em parceria com o Plus Architecture, a torre multiuso de 54 andares será executada na 582-606 Collins Street pelo grupo Landream.

O edifício, que abrigará espaços comerciais e unidades residenciais, será composto por quatro volumes empilhados, com fachadas cobertas por treliças metálicas distintas. Enquanto os dois blocos centrais serão envoltos por uma estrutura perfurada, os blocos inferior e superior terão brises verticais metálicos.

Acima do primeiro bloco, será criado um terraço com espaços para o plantio e cultivo de diversas espécies vegetais. Sob as estruturas metálicas, paredes de vidro viabilizarão o aproveitamento da luz e ventilação naturais no interior do edifício.

De acordo com Zaha, o projeto foi concebido para utilizar 50% menos energia do que uma torre de uso misto convencional, já que a fachada ornamentada garante economia no uso de sistemas de ar condicionado e de iluminação. A proposta também prevê a instalação de um sistema de reutilização de água.

A torre será a terceira na Austrália projetada por Zaha, que já desenhou edifícios em Brisbane e Gold Coast.

Fonte: au.pini