Notícias

04/01/2016

Steven Holl divulga proposta para o Museu de Arte e Biblioteca de Shenzhen

O escritório Steven Holl Architects divulgou sua proposta para uma nova biblioteca publica e museu localizados em uma área em desenvolvimento de Shenzhen, China. Buscando criar um espaço público com dois edifícios conectados por baixo do nível da praça, a volumetria se baseia em três subtrações. Embora a proposta tenha recebido o maior número de votos do júri, as autoridades municipais preferiram dar prosseguimento a outro projeto.

Da massa horizontal do museu, que segue a tipologia mais eficiente para este programa em termos de circulação e iluminação natural, o volume da biblioteca é subtraído para criar o pátio central do museu de arte.

De modo similar, no corpo central da biblioteca as prateleiras mecânicas de livros criam um vazio na superfície envidraçada, marcando as entradas nas fachadas leste e oeste.

A forma da biblioteca, derivada da arquitetura Lingnan, cria uma relação com o céu e o solo, fazendo da biblioteca um elemento de contraste com o entorno retangular.

De modo geral, o projeto faz uso intensivo da iluminação natural e, além disso, incorpora células fotovoltaicas na cobertura do museu.

Seguindo uma tendência de ambientalismo, tanto o museu como a biblioteca contam com dispositivos de coleta de água da chuva. Além disso, resfriamento geotérmico e piso radiante alçam o complexo ao nível LEED Platinum.

Fonte: Archdaily