Notícias

14/01/2016

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

O chileno Alejandro Aravena é o vencedor da edição de 2016 do Prêmio Pritzker. De acordo com o júri, o arquiteto foi laureado por sua capacidade de ampliar as áreas de atuação dos arquitetos e de buscar soluções para contextos urbanos e habitacionais.

"Aravena sintetiza o renascimento do arquiteto socialmente engajado. Tem profundo conhecimento tanto de arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus textos, em seu ativismo e em seus projetos. O papel do arquiteto é desafiado a enfrentar necessidades sociais e humanitárias, e Alejandro tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”, diz a citação do júri.

Aravena é o 41° primeiro ganhador do prêmio e o primeiro chileno a receber o Pritzker. Aos 48 anos, ele está à frente do escritório Elemental, onde realiza grande produção de construções privadas, públicas e educacionais, tanto no Chile, quanto em países como México, Estados Unidos e China. Sua obra inclui mais de 2.500 unidades habitacionais.

O júri é composto por Lord Palumbo (presidente da fundação Pritzker), Stephen Breyer (da Corte Suprema de Justiça dos Estados Unidos), Yung Ho Chang (arquiteto e educador chinês), Kristin Feireiss (curador de Arquitetura, escritor e editor alemão), Glenn Murcutt (arquiteto australiano e Pritzker em 2002), Richard Rogers (arquiteto inglês e Pritzker em 2007), Benedetta Tagliabue (arquiteta e educadora espanhola), Ratan N. Tata (presidente emérito do Tata Sons) e Martha Thorne (diretora executiva da fundação Pritkzer).
Entre os brasileiros que já receberam o Pritzker - premiação criada em 1979 pela fundação de mesmo nome - estão Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).

Fonte: Arcoweb