Notícias

15/01/2016

Schmidt Hammer Lassen Architects projeta residencial com jardins verticais e ganha concurso na Dinamarca

O escritório Schmidt Hammer Lassen Architects ganhou a competição para desenvolver o bloco residencial de 12 mil m² Valdemars Have, localizado no centro cultural da cidade de Aarhus, segunda maior da Dinamarca. Segundo os vencedores do concurso, o projeto é “uma visão de como criar boas condições de moradia para pessoas que queiram fazer parte da cidade e que queiram que a cidade faça parte da vida delas”.

O projeto é composto por 106 apartamentos de tamanhos variados, desde flats de dois dormitórios até grandes coberturas com terraços privados. O escritório ainda afirma que o projeto é uma versão moderna dos velhos condomínios de tijolos vermelhos.

Seguindo de forma consciente o padrão de alvenaria, as fachadas, janelas e varandas prometem alcançar uma aparência mais vívida, sem a decoração tradicional. O que ajuda a criar esse efeito é a variação das cores dos tijolos e a fachada verde, dando a impressão de um prédio “plantado” em um jardim.

Cada prédio apresenta seis andares, mas ao redor da Rua Valdemarsgade e do antigo hospital militar, passa a ter apenas quatro, de modo a ajustar-se à escala do entorno. Seu planejamento também garante a entrada de luz natural em todas as direções. As áreas abertas do local são públicas, e o jardim terá uma grande variedade de plantas e flores, o que promete garantir aos moradores a experiência da natureza dentro da cidade e de áreas abertas tranquilas.

Fonte: au.pini