Notícias

20/01/2016

Curiosidade: Antiga prisão do regime de Mussolini será transformada em um resort de luxo

Apesar das críticas e protestos, o governo de Montenegro, país nos Balcãs, aprovou o projeto polêmico que vai transformar um campo de concentração da Segunda Guerra Mundial em um resort de luxo.

Localizada na ilha de Mamula, a fortaleza erguida no século 19 foi utilizada como prisão dos opositores ao líder fascista italiano Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra. A construção foi palco de torturas e a estimativa é que mais de cem pessoas foram assassinadas ou morreram de fome lá.

Para o setor responsável pelo turismo em Montenegro, a única opção para preservar a fortaleza é abrir as portas para investidores que possam restaurá-la. Já para as famílias de ex-prisioneiros, criar um empreendimento de luxo destinado à diversão em um local que foi de sofrimento no passado é uma demonstração de que o país não leva sua história a sério.

Mamula, que é protegida como patrimônio cultural, não é habitada atualmente e a antiga prisão está sem uso. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas do país. O escritório Salt and Water, que assina o projeto do resort, afirma que é essencial preservar a estrutura original da fortaleza, por causa de seu valor histórico. A estimativa é que a empresa Orascom vai investir cerca de 16 milhões de dólares para administrar e restaurar a construção. O resort vai contar com restaurantes, spa e casa noturna.

Fonte: Casa Abril