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OMA transforma megaloja de departamentos na Alemanha em quatro ambientes diferentes, conectados entre si
O escritório escolhido para a renovação do Kaufhaus des Westens (KaDeWe), loja de departamentos histórica de Berlim, na Alemanha, foi o OMA, comandado pelo vencedor do prêmio Pritzker em 2000, Rem Koolhaas. O projeto desenvolvido para a loja envolve uma divisão do ambiente em quatro quadrantes, cada um destinado a diferentes públicos, entre eles clássico, jovem, genérico e experimental. Essa tática promete transformar um prédio de área muito grande em lojas menores, mais acessíveis e navegáveis.
Cada bloco terá uma entrada em uma rua diferente, e serão organizados em torno de um núcleo que funcionará como um átrio central e um espaço de distribuição vertical. Esse espaço será diferente em cada andar, o que garantirá a singularidade de cada um deles. De acordo com o OMA, essa diferença deve gerar diversas experiências espaciais. Cada um terá um tamanho e extensão e em um caso, alcançará o telhado.
O restaurante presente no telhado arqueado será substituído por um volume de vidro compacto, que se estende desde o perfil do prédio. Ele é conectado diretamente aos espaços interiores pelo átrio circular e concêntrico. O passeio pelo núcleo levará a uma rampa que revela a vista de Berlim. Dois elevadores garantirão o acesso ao novo andar.
A KaDeWe é a maior loja de departamentos da Europa continental e foi construída no início do século XX, passando por destruições durante a Segunda Guerra Mundial. Renasceu nos anos 50, tornando-se um símbolo da Alemanha pós-guerra, com uma economia forte.
A construção segue a tradição europeia de lojas de departamentos históricas, como as Galleries Lafayette em Paris, a Selfridges em Londres e a laRinascente em Milão.
Fonte: au.pini