Notícias

22/01/2016

Nova Casa de Ópera na China aparenta ter sido esculpida pelo vento e pela água

o escritório chinês MAD Architects venceu o concurso público internacional para desenvolver uma Ilha Cultural na cidade chinesa Harbin, que inclui um plano diretor para uma Casa de Ópera, um centro cultural e o projeto da paisagem circundante, ao longo rio Harbin Songhua.

O teatro de ópera ocupa uma área de construção de aproximadamente 79 mil metros quadrados, podendo abrigar mais de 1.600 lugares, além de um teatro menor que acomoda um público de 400 pessoas.

O edifício combina com a natureza e a topografia do entorno, criando uma referência à identidade local, à arte e à cultura, ao apresentar uma estrutura curvilínea - composta por painéis de alumínio brancos e lisos - que aparenta ser esculpida pelo vento e pela água.

No saguão principal, grandes paredes de vidro ocupam o lobby e conectam visualmente o interior curvilíneo e a fachada exterior. O grande teatro é revestido em madeira, envolvendo o palco principal. Enquanto que a iluminação natural deste espaço é proporcionada por uma claraboia ao centro.

O interior do teatro menor está ligado ao exterior por meio de uma grande janela panorâmica, localizada atrás do palco. Essa parede de vidro à prova de som oferece um cenário natural para performances e funciona como uma extensão do ambiente ao ar livre.

A Casa de Ópera Harbin enfatiza a interação e participação do público com a obra, possibilitando que o público explore os caminhos esculpidos na fachada do edifício, como se atravessasse a topografia local.

Fonte: Arcoweb