Notícias

28/01/2016

Chega a 100 o número de edifícios "super altos" no mundo

Após a recente conclusão do 432 Park Avenue em Nova Iorque, o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) anunciou que agora soma uma centena o número de edifícios "super altos" (com mais de 300 metros) no mundo. A maioria destes arranha-céus se localizam na Ásia e no Oriente Médio, refletindo as tendências da construção civil que surgiram na última década. Dubai lidera o ranking com 18 edifícios super altos, ao passo que Nova Iorque caiu para a segunda colocação.

Com 425 metros de altura, o 432 Park Avenue é o maior edifício totalmente residencial do mundo e o 14° no ranking geral. Impressionante não apenas por sua altura, mas também por sua esbelteza, ele exemplifica a tipologia "esguia" possibilitada pelos avanços nas tecnologias de resistência a cargas laterais.

Estas torres estreitas são mais frequentes em áreas altamente adensadas, como Nova Iorque, onde a pouca disponibilidade de solo e as demandas por residências de luxo justificam este tipo de construção, explicou a CTBUH.

Apenas de 2010 a 2015, o número de edifícios super altos dobrou, passando de cinquenta para cem, um forte indicador do crescimento da indústria desses arranha-céus. Segundo a CTBUH, mais de cem novos edifícios deste porte serão construídos nos próximos cinco ou seis anos.

Fonte: Archdaily