Notícias

12/02/2016

Edifício multiuso no Equador quebra o paradigma da pele de vidro e traz a transparência de dentro para fora

Concluído em 2015, o Hálcon Building é um edifício multiuso criado pelo escritório de arquitetura Taller EC (TEC) em Cumbayá – um dos maiores centros populacionais e econômicos de Quito -, no Equador. O projeto pode abrigar 48 escritórios de diversas dimensões e 17 espaços comerciais para negócios e restaurantes, além de um estacionamento subterrâneo.

Um dos destaques da arquitetura é um espaço central composto por um boulevard interior, praças elevadas e cobertas, pontes, espaços verdes e terraços em seus vários andares. Esse átrio divide o grande bloco em dois edifícios conectados pelas pontes permeáveis.

O conceito do projeto, com área de 8.500 m², foi pensado, segundo os arquitetos, de acordo com os conceitos de uso e de ambiente imediato (localização e conforto). Ele também quebra o paradigma de edifício comercial, no qual o andar contém um núcleo opaco e as paredes externas são compostas por vidro: nele, o reverso é feito, e a sensação de transparência é causada no interior da construção, enquanto há uma certa permeabilidade com o exterior. Isso deve criar zonas de transição e encontro na saída da circulação vertical nos diferentes andares e na entrada de cada escritório.

Dessa forma, enquanto diversas atividades de trabalho individual estão sendo realizadas no interior dos escritórios, o projeto também sugere espaços de reuniões coletivas, que permitirão a troca de conhecimento entre os que frequentam o espaço, não só no piso térreo, onde há os restaurantes a as lojas, mas também em espaços abertos nos diversos andares que têm as praças cobertas.

A materialidade do edifício complementa o seu conceito: todas as fachadas em frente à rua são revestidas com uma rede de metal perfurado como elemento de transição visual e sensorial entre o tráfego de veículos e as partes internas do edifício. Essa concha permite a entrada de luz natural de uma maneira sensível, a combinação da função da fachada composta vidro como uma concha dupla, que filtra a luz e o calor natural. O clima de Cumbayá permite a criação das praças cobertas abertas em vários andares e a geração de um microclima interno por elementos como a vegetação implantada em cada andar, que, combinada com os terraços, geram um sistema de resfriamento e conforto em todos os seus ambientes.

bit.ly/1Lk0t5w

Fonte: aU.pini