Notícias

15/02/2016

Eleitos os Prédios do Ano pela Arch Daily US

Em competição realizada com a participação dos leitores, criações de diversos escritórios de arquitetura do mundo foram votadas como "Building of the year 2016", em diferentes categorias.

Partindo de uma lista de centenas de projetos, a primeira etapa do concurso elegeu 5 finalistas em cada segmento. Na fase seguinte, que encerrou-se agora em fevereiro, os 14 vencedores, um por categoria, foram apontados.

Há um projeto do Brasil entre os vencedores, na categoria Residências, do escritório Terra e Tuma Arquitetos. Trata-se da Vila Matilde House, casa unifamiliar na periferia de São Paulo.

O escritório com maior número de projetos entre os premiados, no entanto, foi o celebrado Herzog & de Meuron, da Suíça, com duas construções eleitas pelo público do Arch Daily US. São elas, o estádio Matmut Atlantique Stadium, na França, e a loja Miu Miu Aoyama Store, no Japão.

Entre as obras que mais se destacam visual e tecnicamente, a Wall System elegeu duas entre os vencedores.
O prédio da School of Architecture at the Royal Institute of Technology, na Suécia, com projeto do escritório ham & Videgård Arkitekter, e a capela Ribbon Chapel, no Japão, do NAP Architects.

O primeiro utiliza-se das características físicas de seu ambiente para criar um imponente edifício com fachada curva e planejado desnível acompanhando a calçada. Dotado de amplas janelas, que, por sua vez, adaptam-se à silhueta do prédio, o projeto sueco destaca-se pela beleza, funcionalidade e desafio técnico. Elevada utilização da luz natural e o visual industrial proporcionado pelo revestimento externo completam o projeto.

O segundo, no Japão, trata-se de uma belíssima capela, com delicadas formas curvas que a elevam ao céu. Em projeto que une concreto e bastante área envidraçada, a capela apresenta-se como uma espiral, disposta em relevo privilegiado, destacando a vista e modernizando a arquitetura religiosa, categoria na qual venceu.

Confira todos os premiados no link

boty.archdaily.com/us/2016

Fonte: Arch Daily US e Assessoria Wall System