Notícias

16/02/2016

Santiago Calatrava é escolhido para construção de torre de observação em Dubai

Proposta tem como objetivo homenagear a arquitetura islâmica e unir o design sustentável contemporâneo à rica cultura e herança do país

O arquiteto espanhol Santiago Calatrava foi escolhido na última semana para a construção da torre de observação na enseada de Dubai. O resultado da competição internacional foi anunciado pelo Sheik Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes e governante de Dubai. O projeto concorria com outras seis propostas.

A torre foi criada, segundo o arquiteto, para homenagear a arquitetura islâmica e unir o design sustentável contemporâneo à rica cultura e herança do país. “Combinando a arquitetura islâmica ao design moderno, a torre na enseada de Dubai se tornará em um monumento nacional e cultural, e um destino turístico. [...] Essa maravilha arquitetônica será tão grandiosa quanto o Burj Khalifa e a Torre Eifel”, declarou Maktoum.

Calatrava também se posicionou sobre o resultado do concurso. “Nos sentimos extremamente agradecidos e honrados por termos sido selecionados para um projeto tão importante”, disse. “Dubai é onde a arquitetura inovadora e revolucionária está dando incríveis passos. No design proposto, unimos a arquitetura tradicional local com aquela do século XXI”.

O arquiteto é conhecido por projetos como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e ganhou o Prêmio Europeu de Arquitetura em 2015.

http://bit.ly/1PZsXan

Fonte: AU.pini