Notícias
OMA divulga seu primeiro projeto em Dubai, um espaço cultural
O Office for Metropolitan Architecture (OMA) foi escolhido para realizar sua primeira construção nos Emirados Árabes, um espaço para eventos na avenida Alserkal, em Dubai. O projeto transforma quatro depósitos em uma área de exposições de arte, performances e conferências, o que reflete o caráter industrial e cultural do bairro.
O trabalho conta, ainda, com uma planta flexível, com quatro paredes de 8,1 metros que podem girar e deslizar, permitindo uma grande variedade de configurações.
A entrada contém portas full-height, que dão força à continuidade entre os espaços abertos e fechados. A principal estratégia do projeto do espaço de eventos é a de tornar menos claros os limites entre o exterior e o interior, trazendo vista e luz natural ao local, e estendendo a ação e os eventos ao quarteirão público, do lado de fora, explicou Ivad Alsaka, encarregado pelo projeto.
Externamente, a concha existente é revestida com spray concreto, visualmente distinguindo o edifício de outros depósitos vizinhos.
Nós selecionamos o OMA para projetar o novo espaço porque eles compartilham do nosso comprometimento com ideias arrojadas e com experimentação, comentou Abdelmonem bin Eisa Alserkal, fundador da Avenida Alserkal. O design deles nos fornece um novo lar para a programação artística e cultural, e nos permite tomar maiores riscos quando olhamos para o futuro, continuou.
Vilma Jurkute, diretora da Avenida Alserkal, acrescenta: Estamos testemunhando uma demanda crescente da arte internacional no cenário da arte regional. A Avenida Alserkal sempre alavancou o potencial da cena artística; o espaço oferecerá uma nova oportunidade de facilitar um diálogo próximo entre o leste e o oeste, enquanto fortalecemos a infraestrutura artística localmente.
Fonte: au.pini