Notícias
Phyllis Lambert vence o "Arnold W. Brunner Memorial Prize 2016"
O Centro Canadense de Arquitetura (CCA) anunciou Phyllis Lambert, arquiteta e Diretora Fundadora Emérita do CCA, como vencedora Arnold W. Brunner Memorial Prize 2016 Architecture Awards da Academia de Artes e Literatura de Nova Iorque. O prêmio de US$20,000 é concedido a arquitetos, de qualquer nacionalidade, que tenham contribuído significativamente com a arquitetura como forma de arte.
Lambert "é a consciência da arquitetura moderna e contemporânea, protegendo seu passado e advogando por seu futuro como uma forma vital de arte", disse Elizabeth Diller, jurada presidente.
Seu papel como Diretora de Planejamento do Edifício Seagram de 1954 a 1958 foi destacado pelo júri Robert A. M. Stern como, um dos grandes atos de patrocínio arquitetônico nos tempos modernos, e que sob a liderança de Lambert o CCA reuniu uma incomparável biblioteca e um surpreendente arquivo de desenhos, e tem realizado importantes programas, resgatando o ofício do arquiteto da inércia e da amnésia".
"Phyllis Lambert contribui demasiadamente com o pensamento sobre arquitetura e cidade. Promoveu a consciência e o critério de pesquisa, bolsas de estudos, preservação patrimonial e design ao mais alto nível" acrescentou Bruce Kuwabara, atual conselheiro de curadores do CCA.
O prêmio Arts and Letters Award in Architecture será dado a quatro arquitetos americanos cujos trabalhos são caracterizado por uma direção pessoal forte ou quem explora ideias arquitetônicas através de qualquer meio de expressão. Os beneficiários, que receberão, cada um, um prêmio de US$10,000, são,
respectivamente, Andrew Berman, Andrew Freear, Mimi Hoang & Eric Bunge e Theodore Prudon.
Os vencedores deste ano foram selecionados dentre um grupo de 35 indivíduos e escritórios nominados pelos membros da Academia. Os jurados foram: Elizabeth Diller (presidente), Henry Cobb, Peter Eisenman, Kenneth Frampton, Hugh Hardy, Steven Holl, Cesar Pelli, James Polshek, Robert A. M. Stern, e Tod Williams.
A premiação será realizada em Nova Iorque em maio na cerimônia anual da Academia. Os trabalhos dos vencedores serão apresentados numa exposição futura nas galerias da academia no Audubon Terrace de 19 de maio a 12 de junho.
Fonte: Archdaily