Notícias

05/04/2016

SOM projeta edifício para multinacional de tabacos como um dos mais sustentáveis da Europa

Foi concluída, em Genebra, a nova sede do Japan Tobacco International (JTI), projetada pelo Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) e classificada como um dos prédios mais sustentáveis da Europa. O seu design carrega referências não apenas do seu contexto imediato, mas também do Lago Geneva e dos Alpes, de modo a estabelecer uma forte identidade entre a sua vizinhança.

Seus ângulos opostos são elevados, o que cria uma permeabilidade no local, tornando o edifício acessível à população local e facilitando as conexões para pedestres a um núcleo de transportes.

A construção, segundo os arquitetos, também remete aos valores da empresa: "empreendedorismo, abertura e desafio", de forma que o espaço quebra o ambiente corporativo e contribui para uma organização aberta e flexível. A equipe de design seleciona três tipologias espaciais: paisagem, equipamentos sociais e espaço de trabalho. Essa classificação ajuda a entender os elementos que governam o modo como empregados e visitantes experienciam o prédio. A ideia da "paisagem contínua" integra as três tipologias e cria uma experiência que se entrelaça pelo prédio, conectando uma variedade de espaços.

O edifício localizado na Suíça ocupa 9,8 mil m². Possui nove andares e tem, de altura, 51 metros. Ele ainda oferece escritórios em espaços abertos, 66 salas de reunião, 31 áreas de trabalho colaborativo, 23 cafés, auditório, academia,dois terraços e diversos locais sociais. Também há uma série de instalações de arte do artista conceitual Liam Gallick.

Fonte: au.pini