Notícias

07/04/2016

Kengo Kuma aposta em painéis de alumínio para compor edificação de galeria de arte na China

Um centro de artes com fachada moldada em alumínio é o novo projeto do escritório de arquitetura de Kengo Kuma em Wuxi, uma cidade próxima a Xangai, na China. Localizada em uma antiga fábrica de algodão, a edificação servirá como galeria de arte, loja e um complexo de escritórios.

O projeto promete ser inovador ao oferecer uma alternativa aos prédios de tijolos vermelhos, em voga desde a década de 60 no local. A referência para a arquitetura em alumínio é o formato da pedra Taihu, uma espécie de pedra calcário, com buracos causados pela corrosão com a água.

A fachada, que tanto chama a atenção, é formada por centenas de painéis de alumínio, organizados de forma a alternar os padrões sólido e oco, e garantir ao edifício um aspecto ondulado. A forma porosa dos painéis foi modelada a partir da pedra Taihu: as peças foram fundidas em moldes para adquirir o mesmo formato.

“Tivemos a ideia do formato da pedra Taihu, que é o coração da cultura Taihu, de criar painéis porosos com moldes de alumínio, combiná-los para criar um espaço em forma de ameba, e inseri-lo à estrutura rígida do tijolo”, explicou o estúdio japonês. “Por um infinito número de buracos no painel passa a luz solar, e a gentil luz preenche a sala de arte. Passado e futuro estarão unidos pelo material e pelos detalhes do prédio”, acrescentaram.

Ao redor da galeria, um espelho d'água a delimita, prevendo uma conexão com o ambiente natural e refletindo a fachada de alumínio. Também há bancos projetados pelo arquiteto dispostos por toda a área, que compreende mais de 10 mil m². ideia é a união do passado industrial do ambiente com o seu futuro cultural.

Fonte: au.pini