Notícias

12/04/2016

Arquiteto russo Vasily Klyukin propõe torre multiuso na forma de uma serpente asiática

Com um formato nada convencional e detalhes minuciosos, que remetem a imagem de uma cobra naja erguida do chão, o polêmico arquiteto russo Vasily Klyukin apresentou os planos do seu mais recente projeto: o edifício multiuso Asian Cobra Tower, proposto para embelezar qualquer cidade do leste asiático.

De acordo com o autor, o animal é visto como um símbolo de sabedoria, longevidade e sorte, sendo até considerado um elogio em países como Japão e China. “Serpentes e dragões são guardiões de fronteiras, templos, tesouros, conhecimento esotérico e todos os deuses lunares. Se este arranha-céu é construído em uma cidade, ela se tornará eterna em suas ressurreições”, explicou.

A torre prevê um programa de uso misto, com escritórios, apartamentos, áreas de serviço, além de um restaurante e um night club no terraço da cobertura – localizada, nada mais nada menos, que na cabeça da cobra. Em meio à mandíbula aberta e as presas “venenosas”, o visitante poderá contemplar a vista panorâmica da paisagem circundante.

Um padrão banhado a ouro permeia toda a parte de trás da serpente, que, de acordo com Klyukin, ilustra o símbolo do yin e yang – uma filosofia chinesa que reflete a ideia de forças contrárias, sendo complementares, interligadas e interdependentes.

O conceito adotado para o projeto luminotécnico também remete ao animal desenhado no volume da torre, cuja mudança de pele de alguns répteis, será representada pela iluminação cenográfica e colorida da fachada durante a noite.

Essa não é a primeira vez que o arquiteto russo propõe projetos de gostos duvidosos. Em seu portfólio contam com estudos como o hospital “mais agradável do mundo”, curiosamente projetado na forma de um navio, e uma releitura contemporânea da Catedral de Notre-Dame, de Paris, a qual seria revestida integralmente por material translúcido espelhado.

Fonte: ArqBacana